quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Secretaria de Saúde De Limeira

Notícia >> Secretaria confirma duas mortes por gripe suína (11/8/2009)
Foi confirmado ontem pela Secretaria Municipal da Saúde o segundo óbito por gripe suína em Limeira. A paciente, de 30 anos, estava internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa desde o dia 1.º.

A confirmação da infecção pelo vírus H1N1 foi confirmada no domingo à tarde, e o óbito ocorreu por volta das 20h do mesmo dia. O quadro da paciente era de pneumonia, insuficiência respiratória e sepse de origem pulmonar.
O primeiro caso foi de uma limeirense de 26 anos que estava internada no Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, em Campinas. A confirmação de que a paciente tinha a doença ocorreu após sua morte, dia 1.º. Ontem, pela primeira vez, o secretário da Saúde, Gerson Hansen Martins, afirmou que o óbito da paciente foi mesmo em decorrência da gripe suína. Ela estava em grupo de risco, o que não foi o caso da segunda morte, cuja suspeita foi antecipada ontem pela Gazeta e confirmada pelo secretário.
Limeira totaliza sete casos confirmados da gripe, sendo agora dois óbitos e cinco curados e fora de risco de transmissão. Houve sete novas notificações entre sábado e domingo, totalizando 67 atualmente. Entre todos os monitoramentos, houve o caso de dois médicos, sendo que um foi confirmado - mas já medicado e fora de risco - e outro descartado. Entretanto, o secretário de Saúde ressalta que a incidência não está maior em profissionais da saúde. “O grupo de risco mais preocupante hoje são as grávidas, com 27% de mortalidade no Brasil”, afirma. Ele informa ainda que as funcionárias grávidas da secretaria da Saúde foram deslocadas do atendimento ao público.
Grávidas com suspeita da doença estão recebendo o medicamento Tamiflu. Segundo Martins, o remédio, disponibilizado pelo governo, é recomendado apenas no caso de doença grave ou de paciente no grupo de risco (grávidas, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos). “A distribuição vem de Piracicaba e em Limeira todos os pedidos feitos foram entregues”, afirma. Nesses casos, é disponibilizada uma caixa do medicamento para cada paciente, com 10 comprimidos. Em Limeira já foram requeridas de 15 a 20 caixas, conforme Martins.

QUADRO COMPLETO

De acordo com o último boletim da Saúde, 20 pacientes estão internados com suspeita da doença; três são monitorados em casa, com suspeita; 25 foram monitorados e já receberam alta e 12 apresentaram resultado negativo, tendo sido descartados. Martins afirmou que, como providência, a Secretaria da Saúde do Estado vai oferecer uma videoconferência na próxima quarta-feira, orientando uma conduta única para os médicos de UTI.
Os exames continuam sendo feitos em casos graves de febre, tosse, dores de garganta e de cabeça. Martins volta a recomendar as medidas de prevenção e que os pais mantenham os filhos em casa. O próprio secretário não tem saído da cidade nos últimos meses.
No que se refere à suspensão de aulas devido à gripe, Martins acredita que o Estado voltará a prorrogar as férias. “Ainda é cedo para afirmar como será, mas vamos seguir as recomendações do governo estadual”, afirmou. (DL)

Início das aulas pode ser adiado

Depois de adiar o reinício das aulas para o dia 17, como forma de prevenção da gripe suína, a data pode ser mudada novamente.
A secretaria da Educação está orientando as escolas sobre como prevenir e agir diante da doença, mas com os casos confirmados de mortes pela Influenza A H1N1, as autoridades estão em alerta. Alguns eventos foram cancelados, para evitar aglomeração de pessoas.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, até sexta-feira haverá uma definição quanto ao início das aulas. (VO)

Nas férias prorrogadas, crianças vão aos parques

Na manhã de ontem, pais e parentes de crianças que tiveram as férias prolongadas por causa do temor da gripe suína se mostraram despreocupados com a doença, mantendo o lazer público das crianças.
“Estamos nos precavendo. Mantenho-os bem alimentados e descansando também”, diz a dentista Simone Kucska, que mora nos Estados Unidos e está de férias com a família em Limeira. “Lá esse problema já passou”, diz Simone, que estava passeando com os filhos no Parque da Cidade.
De acordo com o diretor do Parque, Carlos Eduardo Rossler, os pais têm levado ostensivamente as crianças nos parques da cidade, principalmente nos finais de semana. “Eventos já foram cancelados, mas não é nada alarmante, desde que se tomem as precauções”, diz o diretor.
O comerciante Valentim Donizetti Martinatti também não deixou de levar o filho de 10 anos para passear: “A paralisação foi uma medida acertada, mas estou despreocupado com a gripe em Limeira”.
A repositora Tatiana de Souza Silva levou os sobrinhos de quatro e seis anos para brincar no parque do Jardim do Lago. “A mãe deles trabalha, e estou de férias cuidando. Eles precisam brincar, não adianta parar de viver e ficar na paranóia”, declara. (DL)
\n'));" frameborder="0" width="160" scrolling="no">

Nenhum comentário: